NeopositivismoObjetivos e características:
- Aplicar a estrutura e os métodos das ciências naturais às ciências humanas. Ate ai nenhuma diferença do positivismo.
- diferença: fazer uma analise profunda e rigorosa da linguagem, daí o acréscimo do lógico. Preocupação com o rigor na argumentação.
-Adoção do método indutivo fundado na verificação e na probabilidade(novo). Verificação é um critério de verdade. Verificar, correspondência entre a afirmação do fato com a verificação entre a afirmação e o fato. Se houver correspondência a afirmação é verdade. Probabilidade tbm é critério de verdade de uma afirmação ou proposição. Física quântica. Calculo de probabilidade.
-Postura antimetafisica: igual ao positivismo. O que n é passível de observação e nem de probabilidade é então objeto da metafísica e está descartado. N pode ser chamado de conhecimento.Fases: n são opostas, contraditórias. Apenas uma variação de pensamento.
-1ª : Semântica
: o princípio da verificação como critério de verdade. As proposições que n podem ser verificadas empiricamente são desprovidas de sentido. Conhecimento é o que é passível de verificação, fato, verificação. Fatos (base da pirâmide) devem corresponder a sua afirmação. Ápice da pirâmide: lei geral. Fato e proposição corresponder a realidade. Seguir regras do processo indutivo. Critério de verdade é a verificação
Critica: se todo conhecimento deve ser fundado em um fato, e se n for fundado em um fato não é digno de ser conhecimento, então qual fato corresponde ao principio da? Em qual fato o principio da verificação esta fundado? Já que o próprio princípio é uma proposição, uma verificação. O próprio principio não corresponde a um fato.-2ª : Sintática: a linguagem passa a ser compreendida como um fato físico, como um conjunto de sons e sinais. Ou seja, a linguagem são ondas sonoras, algo físico. o significado que e convencionado. Conjunto de sons que nós convencionamos que tem determinado significado. Critério de verdade é a coerência. Não de preocupa se a proposição ou um conjunto de proposições (argumento) corresponde a um fato, se preocupa se as proposições são coerentes, validas. Crítica: uma história pode ser coerente, mas pode ser uma ficção, fantasiosa, não corresponder aos fatos e deverá ser aceita e válida. Coerência como único critério de verdade.Conseqüência: se antes para a linguagem ter sentido deveria corresponder a um fato, ou seja, ser empiricamente verificada; agora, para que uma proposição tivesse sentido deveria ser coerente com as demais proposições com as quais se relacionasse.