Agente economicos
Unidade Familiares
Possuem e fornecem os recursos de produção, apropriam-se de diferentes categorias de renda e decidem como, quando, onde e em que s rendas recebidas serão despendidas.
Empresas
agentes para os quais convergem os recursos de produção disponíveis e os empregam e combinam para a geração de bens e serviços que atenderão às necessidades de consumo e de acumulação da sociedade.
governo
agente coletivo que contrata diretamente o trabalho das unidades familiares e adquire parcela da produção das empresas para proporcionar bens e serviços úteis à sociedade como um todo
Fatores de produção
Recursos Naturais:
Conjunto de elementos da natureza utilizados no processamento de produção
Trabalho
A mão de obra considerada como fator de produção restringe se somente a População economicamente mobilizavel pois é ela que tem a capacidade de transformar a matéria prima (Recursos naturais) em produtos acabados.
Capital
Este é o fator de produção que mais qualifica ou melhora o resultado do bem final. Diferente do uso comum para a palavra capital (utilizada como quantia de dinheiro), quando se fala no fator de produção Capital estamos falando do conjunto de estruturas que a sociedade dispõem para a produção de fato.
TEcnologia
conjunto de conhecimentos e habilidades que dão sustentação ao processo de produção, sendo o elo de ligação entre todos os fatores.
Empresarial
reúne os quatro outros fatores de produção, organizados e acionados para o processo produtivo. É o fator mobilizador.
Primárias
engloba as atividades econômicas ligadas à agropecuária e extração vegetal – alta intensividade do fator terra
Secundária
engloba as atividades econômicas ligadas às indústrias: de extração mineral, transformação, construção e das atividades semi-industriais – alta intensividade do fator capital
Terciárias
engloba as atividades econômicas ligadas à prestação de serviços: comércio, governo, intermediação financeira e outros serviços
eficiência produtiva
pleno emprego dos fatores de produção – pois são escassos e as necessidades são ilimitadas
eficácia alocativa
escolha de bens e serviços finais, de consumo e de acumulação que a economia produzirá. A escassez implica escolhas, que implicam custos de oportunidade, que tem a ver com os desejos e necessidades que deixam de ser atendidos sempre que outros são priorizados.
justiça distributiva
(tem a ver com a estrutura de repartição da renda agregada. Seu ponto crucial é definir qual a estrutura de repartição da renda e da riqueza que melhor reflete as capacidades de os esforços individuais.