1. LIC E LSC

X Médias: 323 – 327 – 323 – 322 – 322,5
R Amplitudes: 20 -20 – 25 – 40 – 30
Média das médias: 323,5
Média das amplitudes: 27
LSC Médias: 323,5+((A2)0,308*27)=331,82
LIC Médias: 323,5-((A2)0,308)*27)=315,18
LSC Amplitude: 27*(D4)1,777=47,98
LIC Amplitude: 27*(D3)0,223=6,02
O processo está sob controle pois todos os valores encontram-se dentro dos limites inferior e superior. A função do CEP é de acompanhar os processos através do comportamento das estatísticas de
suas saídas, separando as causas naturais das especiais de variações e
tomar ações de correção quando uma causa especial é detectada, logo, nenhuma causa especial foi detectada.

2. Gráfica
A ferramenta de qualidade aconselhável para resolver os problemas seria o Diagrama de Causa e Efeito, assim, seria possível entender as causas do efeito indesejável, no caso, os defeitos encontrados em livros, e assim identificar todas as possíveis causas desse efeito nocivo e resolvê-las.

3. Diagrama de Causa e efeito
Não concordo, pois, o diagrama de Ishikawa representa as relações existentes entre um efeito desejável ou indesejável do resultado de um processo e todas as possíveis causas desse efeito, portanto, não é utilizado apenas para resolver os efeitos nocivos/indesejáveis mas também potencializar os efeitos desejáveis.

4. Dispersão
O objetivo do diagrama de dispersão/correlação é de permitir  visualizar gráficamente o tipo de relacionamento/ relação existente entre duas variáveis. De um modo geral, esse diagrama é utilizado para relacionar causa e efeito.

5. QFD
•o foco no cliente e no mercado
•o esforço de análise comparativa
Desenvolvimento do quadro de requisitos do cliente: I – Levantamento de necessidades dos clientes e conversão das necessidades em requisitos:requisitos dos clientes são as expressões linguísticas dos clientes convertidas (qualitativamente)
em necessidades ; II – Argumento de venda: Desenvolvimento do quadro de características da qualidade e da matriz de relações: I – Definição de Metas-Alvo das características da qualidade; II – Avaliação competitiva técnica: avaliação e comparação do desempenho dos produtos, sob a ótica da engenharia, com a concorrência, para saber o valor real de cada característica de qualidade.

6. PDCA
Enquanto o MASP é utilizado somente para a resolução de problemas o PDCA faz parte da idéia de melhoria de desempenho de produtos e processos e também utilizado para resolução dos problemas, o PDCA segue com a abordagem de melhoria contínua(Kaizen).

7. Relação entre PDCA e MASP
O QC-Story é uma ferramenta de implantação do PDCA. Enquanto o PDCA é um método mais genérico de processo de melhoria contínua, o QC-Story é uma versão mais detalhada do PDCA. O PDCA segue 4 passos: planejar, executar, verificar e corrigir e o QC-Story segue os mesmos 4 passos, porém, de forma mais abrangente, e possui um acréscimo de que tudo que é feito fica registrado para posterior auxilio na resolução de problemas futuros.