1) A- Os humanos virtuais trazem a proposta de representar um ser humano, não só por meio de replicação de sinais exteriores (como movimento e expressões), mas apresentar reação, emoção, interação e tomada de decisão que o aproxima do “natural”. A tomada de decisão junto a realidade virtual a torna mais imersiva

B- Aparência: da caricatura à transposição fiel do modelo físico; • Funcionalidade: ações estilizadas até limitações humanas;
• Autonomia: animação direcionada a ações inteligentes;
Individualidade: pessoa especifica várias personalidades;

• Atributos físicos e biomecânicos: limitações funcionais que fogem dos modelos tradicionais;
• Movimentação: captura de movimentos / síntese computacional;
• Autonomia e inteligência: reação e tomada de decisão em ”cenas específicas”

C- • Fala, gestos, sinais, etc.
• Humano virtual se utiliza, além da fala por áudio, de:
• movimentos labiais, oculares, das mãos, postura corporal, etc.

• Para a maioria das pessoas, as ações do corpo associadas com outros tipos de comunicação são de origem natural e subconsciente

2)Aspectos de um Ambiente Virtual:

Resposta rápida a novos requisitos do sistema; capacidade de manutenção; suportar interação em tempo real; fidelidade da inserção do usuário no mundo virtual em relação a uma referência; alta taxa de quadros por segundo, reusabilidade e portabilidade; ajustamento a novas interfaces e dispositivos de visualização; requisitos para capacidades adicionais.

Um sistema de RV multiusuário pode ser:

Centralizado: todos os usuários compartilham o mesmo ambiente virtual, de forma semelhante aos sistemas de bancos de dados comuns.

Distribuído: o mundo virtual pode ser replicado ou particionado, permitindo dispersar a carga de processamento. Quando uma alteração for feita no ambiente virtual por um usuário, todas as cópias criadas do mundo virtual deverão ser, então, imediatamente modificadas.

Replicado: com n usuários, quando um usuário fizer qualquer alteração no mundo virtual, isto deverá ser comunicado para todas as (n-1) versões do mundo virtual, onde estão os outros usuários • constituindo a difusão (broadcast).

Particionado: com n usuários, a situação é mais complexa, uma vez que o mundo virtual é dividido em várias partes e cada máquina ficará encarregada de uma delas.

- Como o usuário pode navegar no mundo virtual, ele poderá penetrar em outras regiões, de forma que sua máquina ou servidor deverá receber uma réplica da região, onde ele se encontra.

- Qualquer alteração no mundo virtual, feita por um membro do grupo, será retransmitida para o restante do grupo, constituindo a retransmissão por grupo (multicast).

3) Grafos de cena
Culling e propriedades de estado são utilizadas para aumento de desempenho.

Culling: Excluir do processamento as partes geométricas 3D que não são visualizadas naquele momento.

Propriedades de estado: propriedades compartilhadas para todos os objetos 3D

Vanategens: Economizando tempo e capacidade de processamento, economia de memória relativa às estruturas de dados necessárias para representar um ambiente virtual em uso.