DEPOSITOS TIPO SEDEX E VHMS SÃO IMPORTANTES FONTES DE Zn, Pb E Cu, CUJOS GENESES ESTAO RELACIONADOS A FLUIDOS HIDROTERMAIS DE ORIGEM MAGMATICA. EXPLIQUE A SEMELHANCA AS DIFERENCAS ENTRE ESSES TIPOS DE DEPOSITO(AMBIENTE TECTONICO, ROCHAS ENCAIXANTES POSIÇÃO EM RELAÇÃO AO CONDUTO VULCANICO)
RESPOSTA: Os depósitos tipo SEDEX (sedimentares exalativos) são formados pelo acúmulo de precipitação de sais pelas salmoras marinhas. Os depósitos são formados distantes do edifício vulcânico. A mineralização é encaixada em rochas sedimentares de fundo oceânico que foram hidrotermalizadas. Os SEDEX são fonte de (50% das reservas de Zn, 60% das reservas de Pb)
Os depósitos VHMS são formados próximos aos edifícios vulcânicos. Os VHMS são formados em ambiente de rifts marinhos, são fonte de Zn, Pb e Cu.
EM ESTRATOS SEDIMENTARES. ESSES CORPOS DE MINERIO VARIAM DE CERCA DE 10 MILHOES DE TONELADAS DE MINERIO CONTIDO A 4000 MILHOES DE TONELADAS OU MAIS. A RESPEITO DESSA CLASSE DE DEPOSITO.
A-QUAIS SÃO OS ELEMENTOS QUIMICOS DE INTERESSE ECONOMICO ASSOSIADO A ESSES DEPOSITOS?
RESPOSTA: Fe; Cu, Au
B-QUAL E O MINERAL MAIS ABUNDANTE NESSE TIPO DE DEPOSITO?
RESPOSTA: MINERIO DE FERRO, MANGANES, COBRE, OURO E NIQUEL
C-EXPLIQUE O PROCESSO DE MINERALIZAÇAO QUE GERA ESSE TIPO DE DEPOSITO. CITE UM EXEMPLO BRASILEIRO?
RESPOSTA: Grande tonelagem. Presenças de óxidos de ferro (hematita e magnetita) como principais constituintes dos minérios, e pela ocorrência de um intenso e penetritivo metassomatismo, também ferruginoso, nas encaixantes. SERRA DO CARAJAS (PARA)
TERMO METASSOMATISMO REFERE SE PROCESSO DE ALTERAÇÃO E OU TRANFORMAÇÃO QUIMICA DE UMA ROCHA PRINCIPALMENTE PELA AÇÃO DE FASE FLUIDA REAGENTE EM ESTRADA E OU SAIDA SIGNIFICATIVA DE COMPINTES QUIMICOS DE ROCHA COM MODIFICAÇÃO IMPORTANTE DE SEUS MINERAIS( REAÇOES METASSOMATICAS)
EXPLIQUE O PROCESSO METASSOMATICO RESPONSAVEL PELA FORMAÇÃO DE DEPOSITOS TIPO SKARNSCARNITOS
RESPOSTA: é um processo metamórfico onde líquidos e gases possuem um papel importante. Os processos metassomáticos se dão, muitas vezes, sobre rochas geralmente mais reativas como calcários, mas podem se dar em qualquer tipo de rocha desde que ocorra conflito geoquímico entre fluido e rocha e em condições termodinâmicas adequadas para as reações de substituição de minerais. Existem ambientes preferenciais de metassomatismo como regiões de falhas, de chaminés vulcânicas, de encaixantes de intrusivas ricas em fluidos como sienitos alcalinos, etc… permeadas por fluidos H2O e/ou CO2, F, Cl, B, etc.. fortemente aquecidos Devido o aumento de temperatura e pressão dos fluidos.
FLUIDOS HIDROTERMAIS SÃO AQUOSOS AQUECIDOS, COMBINADOS OU NÃO COM OUTRAS FASES FLUIDAS O2 PRINCIPALMENTE EM VARIAS PROPORÇOES GERALMENTE NO ESTADO SUPERCRITICO E FORTEMENTE REATIVO COMVIVENCIA MANTELICA, IGENA OU METAMORFICA, PODENDO AINDA TER ORIGEM METEORICA, MARINHA OU SEDIMENTAR EM CORRENTES DE CONVECCAO AQUECIDSO POR INTRUSOES IGNEAS. EXPLIQUE O PROCESSO DE GERAÇÃO E TRANPORTES DE FLUIDOS HIDROTERMAIS METAMORFICOS, E EM QUAL GRAU METAMORFISMO ESSES FLUIDOS PRECIPITAM SEUM CONTEUDO METALICO
RESPOSTA: Os três graus metamórficos principais são:
•Incipiente, fraco → fácies xisto verde;•Médio → fácies anfibolito;
•Forte → fácies granulito.
As regiões metamorfizadas nos graus baixo a incipiente são as que têm maior quantidade e variedade de depósitos.
Os fluídos metamórficos são gerados por meio da desidratação dos minerais devido ao aumento da temperatura e pressão.
Os fluídos são transportados por meio de zonas de cisalhamento profundas.
Zonas de cisalhamento de alto ângulo
O OURO E UM ELEMENTO QUIMICO METALICO NOBRE QUE DIFICILMENTE SOFRE OXIDAÇÃO. OCORRE NA CROSTA E MEDIA CONCENTRAÇÃO MUITO BAIXA. NO ENTANTO CONCENTRAR SE ALGUNS LOCAL DIVERSOS PROCESSOS GEOLOGICOS.
A RESPEITO DOS DEPOSITOS DE Au HIDROTERMAIS SÃO FEITAS AS SEGUINTES AFIRMATIVAS.
- DEPOSITOS TIPO LODE GOLD SÃO DO TIPO HIDROTERMAL MATAMORFICO E ESTAO ENCAIXADO PRINCIPALMENTE EM SEQUENCIAS DO TIPO GREENSTONE BELL. (( V))
- NOS DEPOSITOS TIPO CARLIN O OURO OCORRE EM GRANULAÇAO MEDIA A GROSSA FACILMENTE IDENTIFICADA A OLHO NU, E DISSEMINADO EM ROCHA IGNEA MAFICA. (( F ))
- OS DEPOSITOS DE Au EPITERMAL SÃO GERADOS A PARTIR DE FLUIDOS HIDROTERMAIS IGNEOS E PODEM SER DO TIPO FILONEAR-VENULAR OU VESICULAR- VUGGY. (( V ))
LETRA (C)
OS DEPOSITOS DE COBRE PORFIRO SÃO RESPONSAVEIS POR CERCA DE 60% DOS SUPLIMENTOS MUNDIAL NO METAL E PRINCIPAIS PRODULTOS SITUAM SE NOTADAMENTE NO CHILE, NO SUDOESTE DOS ESTADOS UNIDOS E NO OESTE CANADA.
A RESPEITO DESSE TIPO DE DEPOSITO, SÃO FEITAS AS SEGUINTES AFIRMATIVAS:
- E UM DEPOSITO DO TIPO VULCANICO, ASSOCIADO A PLUTONS DE PEQUENOS DIMENSOES.(F)
- A DISTRIBUIÇÃO ZONADA DOS MINERAIS SILICATODOS E DIVIDIDA EM: ZONA POTASSICA, ZONA FILISERICITICA, ZONA PROPILITICA, ZONA ARGILICA. (( V))
- NÃO APRESENTAM ZONA DE ALTERAÇÃO HIDROTERMAL CARACTERISTICAS. (( F ))
A COMPOSIÇÃO DE UM FLUIDO HIDROTERMAL GERADO EM UM ANBIENTE PLUTONICO ESTA DIRETAMENTE LIGADA AO TIPO DE MAGMA QUE GERA ESSE FLUIDO CONSENQUENTEMENTE MAGMAS DE COMPOSIÇÃO DIFERENTES GERAM DEPOSITOS HIDROTERMAIS DE COMPOSIÇÃO DISTINTAS, OS MAGMAS PODEM SER DIVIDIDAS EM DOIS GRUPOS MAIORES, TIPO L E TIPO S, DE ACORDO COM SUA ORIGEM E COMPOSIÇÃO.
A RESPEITO DAS DIFERENTES MINERALIZAÇOES ASSOCIADAS A CADA TIPO DE MAGMA CITADO ACIMA, ASSINALE A ALTERNATIVA CORRETA.
(a)Xx ELEMENTO CALCOFILOS, AQUELES QUE TEM AFINIDADE QUIMICA PARA SE LIGAR COM ENXOFRE E FORMAR SULFETOS PREDOMINARAM EM MAGMAS DO TIPO L.
(b)PEGMATITOS SÃO GERADOS ESTRITAMENTE APARTIT DE MAGMAS DO TIPO S.
(c)ROCHAS MAFICAS E ULTRAMAFICAS GERAM GRANDE VOLUME DE FLUIDO HIDROTERMAL, POR ESSE SÃO RESPONSAVEL PELA GERAÇÃO DE DEPOSITO DE CLASSE MUNDIAL.
(d)MAGMAS DE DERIVAÇÃO IGENEA TIPO L GERAM DEPOSITO DE Sn, W.
(e)MAGMAS DE DERIVAÇÃO SEDIMENTAR TIPO S NÃO ESTAO ASSOCIADOS A DEPOSITOS MINERAIS.