1.1. Essentials da narrativa de renovação. Alguns aspectos são:
- Novas questões. Destaques do interesse nas áreas urbanas em comparação com predominância rural do romance realista.
- Surgimento da imaginação. Houve "realismo mágico" ou "realismo mágico". Neste momento, a realidade ea fantasia são apresentados juntos na novela.
- Mais e estilística cuidados construtivos. Os autores servem inovações. (Kafka)
- A assimilação de elementos do surrealismo onírico e irracional.
2. Os pioneiros da renovação
Característica quatro escritores, considerados os verdadeiros pioneiros da narrativa renovação:
- Jorge Luis Borges. Escreveu contos fantásticos e absurdos. Como Ficciones e El Aleph histórias. Para estes devem ser acrescentados: O Criador, O Livro de Areia.
de contos de Borges são caracterizadas nos conectar com o inusitado.
- Tópicos favoritos. São temas centrais em suas histórias: a identidade humana, o destino do homem, o tempo, a eternidade do infinito, e da morte.
- construção original. Suas histórias começam às vezes como se fosse um sábio, às vezes eles estão testando, um discurso filosófico e, em outros são confissões autobiográficas como falsa.
- Juan Rulfo. Características:
- Abordagem. Tente temas universais como a dor, sonhos desfeitos, a solidão ea morte. Ele incorpora elementos de fantasia ou míticos. Em suas páginas, a visão da realidade bruta convive com o sobrenatural.
- Novas técnicas: rompendo o desenvolvimento cronológico da história, o uso do monólogo interior abruptamente alternando o diálogo, a inesperada mudança de perspectiva.
Suas obras principais são: El llano en llamas, histórias em que nós apresentamos uma terra desolada ou aldeias desertas, Pedro Páramo, a história de uma vila onde todos são mortos mortos, mesmo o narrador.
- Miguel Angel Asturias. Ele se tornou conhecido por Lendas da Guatemala, histórias de precursores de sabor mágico e lenda. Disse o Sr. Presidente, que desenvolve o tema da ditadura.
- Alejo Carpentier. Incluindo dois romances: The Lost Steps (de volta ao mundo primitivo) e O Século das Luzes, que contém uma reflexão sobre a revolução.
3. O boom nas novelas americanas.
Cem Anos de Solidão, A Morte de Artemio Cruz, amarelinha e outras obras produziu grande surpresa no Europeu e leitores de espanhol. Era chamado de "boom" do romance latino-americano.
3.1. Os novos recursos narrativos.
Características estas inovações são as seguintes:
- Tema de extensão. Especialmente aumenta a preferência pelo romance urbano. Quando o meio rural será tratado de forma muito novo.
- Consolidar a integração de fantasia e realidade.
- Ampliando as formas artísticas. técnicas narrativas são: a repartição da história, mudanças de pontos de vista, o quebra-cabeça temporal, contraponto, o caleidoscópio, a combinação dessas narrativas.
- Linguagem. É caracterizada por distorções sintáticas e lexicais. Usando linguagem poética.
3.2. Representativos romancistas.
Os escritores são muito representativos:
- Ernesto Sabato. Autor de três romances:
- O túnel. Novela de amor e loucura, que começa e acaba num crime.
- Sobre Heróis e Tumbas. É uma visão apocalíptica do nosso mundo.
- Abaddon, o destruidor. Esta mistura de autobiografia e ficção, realidade e pesadelo, história e redação.
- Julio Cortázar. Foi revelado, com bestas, como um produtor importante de conto de fadas. Em este e outros livros de histórias do fantástico surge na vida cotidiana.
Sua obra é Rayuela, a melhor obra de arte experimental na América do Sul. Este romance envolve o leitor em um jogo criativo em que ele pode escolher a ordem de leitura dos capítulos. No entanto, esta técnica ousada, experimental, não esconde a profundidade humana, muitas vezes das personagens e suas aventuras. Seus temas são o caos, absurdo e problema existencial.
subsequentes experiências Cortázar foram variadas. Oitenta Mundos: 62 modelo de kit, Volta ao Dia em.
- Carlos Fuentes. Narradores de experimentar coisas novas, tem os processos mentais de seus personagens através do monólogo interior e entrelaça os acontecimentos. A maior novidade importante: A Morte de Artemio Cruz. Reconstrói a vida de um homem poderoso que está morrendo. Para isso, o autor procede a saltos no tempo, a combinação de pontos de vista.
- Gabriel García Márquez. Ele publicou romances e contos (O lixo, o coronel escreve). Eram histórias que giravam em torno da cidade imaginária de Macondo. Adquiriu proporções tais que, finalmente, tomar forma em Cem Anos de Solidão. À maneira de um conto de fadas, os episódios contam a história de uma família Buendía, eo mundo ao seu redor. É uma síntese de todos os elementos que têm ocorrido na América narrativa americana: a natureza, o da realidade social e política, o humor, sobrenatural e tragédia. Outros livros são Marquez: Crônica de Uma Morte Anunciada, O Amor nos Tempos do Cólera.
- Vargas Llosa. Alcançou popularidade com a cidade e os cães. O escritor resume toda a corrupção e violência no mundo de hoje. A complexidade técnica da obra (sobreposição de ações, os personagens eo tempo, monólogos interiores ...) não diminui a impressão de realidade. Outros trabalhos:
- A Casa Verde. A ação gira em torno de um bordel.
- Conversa na Catedral. Em "La Catedral", um bar modesto, em Lima, duas pessoas conversam sobre suas vidas falhou.
- Pantoja e do Especial. Críticos da eficiência e zelo levaram ao extremo.
- Tia Julia eo roteirista. Misture duas histórias: o escritor aprendiz que se apaixona por ela Tia Julia eo roteirista o autor de folhetins de rádio.
- O fim da guerra mundial. Recriação de uma revolta no século XIX no Brasil.