Propriedades químicas:
Erosão: perda patológica crônica sem bactérias. Só é evidente quando o paciente relata sensibilidade ou fraturas dos incisais. Ocorre em locais sem placa, pois a placa dental protege o dente da erosão. Fonte do acido - dieta, ocupacional, intrínseca.
*Erosão extrínseca: dieta - frutas, acido cítrico de frutas, sucos, refrigerantes, acido ascórbico (vit. C) de bebidas, refrigerantes de doces. Medicamentos: tônicos de ferro, reposição de acido em pacientes com acloridria ou para dissolver pequenos cálculos renais. Ocupacional: acido do ambiente de trabalho (ácidos industriais) ou água ácida de piscinas (cloretação com gás cloro que reage com água formando ácido clorídrico).
*Erosão intrínseca: causas - vômito, alcoolismo, gravidez, entre outras.
*Prevenção da erosão: diminuir a frequência do ácido, aumento do fluxo salivar, flúor - detém o processo, diminui a sensibilidade do ácido, reendurece a camada superficial.
Corrosão microbiológica: ataque (localizado ou generalizado) que causa a degradação do material pela proliferação de microrganismos na superfície do metal, havendo formação de metabólitos ácidos ou acumulo de placa bacteriana.
*Corrosão por atrito (abrasão): envolve desgaste e corrosão, onde as partículas removidas da superfície formam óxidos abrasivos, através de reações químicas com o meio e que aumentam a taxa de desgaste.
*Corrosão galvânica: é desenvolvida em virtude do contato entre dois materiais de potenciais eletroquímico diferentes, na presença de um eletrólito em comum formando uma pilha.
Quanto maior a diferença entre os potenciais, maior a extensão da corrosão galvânica.
Cimento de ionômero de vidro: material à base de água que toma presa a partir de uma reação ácido-base entre o pó de vidro de fluoraluminiossilicato e uma solução de ácido poliacrílico; referido também como CIV convencional.
Absorção: captação de liquido. Ex: a resina sofre expansão higroscópia.
Adsorção: concentração de moléculas na superfície de um solida ou liquido. Ex: placa bacteriana sobre o esmalte, talco sobre a água.
Biocompatibilidade tradicional: falta de reação significativa do tecido.
Biocompatibilidade moderna: indução de uma resposta apropriada e vantajosa pelo hospedeiro.
Biocompatibilidade: é a habilidade que um material possui de promover uma resposta biológica apropriada em uma dada aplicação.
Como a biocompatibilidade de biomaterias dentários evoluiu ? Com novas técnicas de imagem e biologia molecular aplicadas para ajudar o entendimento das respostas biológicas dos materiais.
Dermatite de contato: é a inflamação da pele resultante do contato direto que causam reação alérgica ou inflamatória. Ocorre mais nas mãos, braços e faces. Pode ser adquirida de 4 formas: irritante primário, sensibilização, fotóxico e foto alérgico. Causa coceira na pele e formação de bolhas q podem estourar formando crostas e descamações. Se a pele não for tratada pode escurecer, ficando grossa e rachada. Se trata com antibióticos e anti-histaminicos.
Alergia: reação anormal antígeno-anticorpo para uma substancia que é inofensiva para muitos indivíduos.
Cimento: substancia que toma presa para agir como base, forrador, material restaurador ou adesivo para reter dispositivos e próteses à estrutura dentaria ou exercer mais de uma dessas funções ao mesmo tempo.
Por que o OZE tem maior velocidade de presa quando é misturado sobre uma placa de vidro que tem água condensada na sua superfície?O resfriamento da placa de vidro reduz a velocidade da reação de presa, a não ser que a temperatura esteja abaixo do ponto de orvalho (temperatura em que a umidade do ar começa a condensar).