Hipercementose:formaç d cmnto d compnsaç q excdeu os limits fisiológ.Pod afetar1dnt ou toda dntiç
As consequências:Processos locais- Inflamaç crônica period dvido trauma oclusal,tensão d forças ortodônticas aplikdas ao dnt, dnts s/antagonista, dnts c/ inflamaç pulpar,Fraturas,Fragmntos d raízs.
Processos gerais:enfermidads sistêmicas( Doença d Paget).
Fatores q promovm atividad d remodelaç d cemento:Fratura de Raiz,Trauma oclusal,Exodontia traumática,Movimento ortodôntico,Estímulo cicatricial após terapia period.,Inflamaç séptica
Causas de reabsorção e reparo do cemento:
->Locais através d pressão q exercm sobr sua strutura.
->Geraisfators sistêmicos q predispõem/induz à reabsorç d cemento.
anquilose fusão do cemento e do osso alveolar c/obliteraç do ligamento periodont.
Pode haver anquilose:Após inflamaç periapical crônica, Após reimplataç d dnts,Trauma d oclusão,Ao redor d dnts impactados . Os fators q provokm são os mesmos da hipercmntose.
Moduladors d funç:subst.kpaz d acelerar crescimento celular,cloridrato d tetraciclina,Edta,Mta,ác.citrico
Ergonomia.studo científico d adaptaç d instrumntos,condiç e ambient d trabalho.Sendo assim é necsário profissional ter postura equilibrada de referência,um pto d controle ótimo.Trabalha maxila-inclinar kbeç pacient p/posterior.Mandibula-anterior
Raspagm:curto/firme/forte. Aplanimento rad.longo/lev
Como se identifica o bordo cortante de uma cureta?P/identificar bordo cortant a hast trminal dev star prpndicular ao solo.O bordo cortant é o bordo que está+baixo.
Qual≠cureta grayce e a universal?gracey apresenta somente1bordo cortantee sua parte ativa esta em um ângulo de 60°-70° com a hast terminal,é usada para raspagem coronária e aplainamento radicular,enqto a cureta universal apresenta2bordos cortants e sua parte ativa esta em um ângulo de 90° com a haste terminal, é usada para raspagem supra e subgengival.
Como se dá o processo de afiação?Identifiq o bordo cortant,segurando a cureta c/mão ñ dominant e empunhadura palmar.,Ponha a face da parte ativa da cureta paralela ao solo.Segure a pedra de afiar c/mão dominant entr polegar e os dedos médio e anular,colocando o ddo indicador na fac oposta à face d trabalho p/+ firmeza.Coloq inicialment a superfície d trabalho da pedra contra o bordo cortant da cureta fazendo um ângulo de 90o entre a face da lâmina e a pedra de afiar.Gire a pedra, lateralment,c/intenç d abrir o ângulo p/100o a 110o.Comec movimentos,q devm ser curtos e sobrepostos,da porç+próxima da hast terminal em direção à ponta do instrumento.
Qual o ang.d afiaç?100o a 110oQual o ang d trabalho?
45° a 90°.Qual o âng interno do bordo cortant?70° a 80°O que é ang. trabalho? âng formado entr a superfície dental e o bordo cortant da cureta. Ativa-terminal:60-70º
O pto d estabilizaç se dá através do pto d apoio q tm por objetivo:Dar apoio e estabilidad à instrumentaç,Limitar a amplitud do movimento,Detminar a qntidd d pressão a ser aplicada no dnt.
Critérios do ponto de apoio (estabilização) ideal:Seja intrabucal;Seja estável, evitando tecidos moles;colokdo+próximo possível da área d trabalho, d preferência no mesmo quadrante ou arco onde ocorre a instrumentação e Seja colokdo em estrutura dura: bordo incisal/oclusal ou superfície livre o dnt.
Cureta Gracey: 5-6 dnt ant. e pré molar(todas faces), 7-8 dnt post.superf.livr.11-12 dnt post.superf.mesial. 13-14 dnt post.superf.distal